Bem vindo a Renault...

KWID

Foto Renault - KWID
Foto Renault - KWID
Foto Renault - KWID
Foto Renault - KWID
Foto Renault - KWID
Foto Renault - KWID

Versões:

Life 1.0L 12V SCe Manual
Zen 1.0L 12V SCe Manual
Intense 1.0L 12V SCe Manual
Outsider 1.0L 12V SCe Manual

Sobre:

O Renault Kwid é o citycar da montadora francesa e atualmente é o carro mais barato do mercado brasileiro.

Apesar de a montadora tentar vendê-lo como um SUV subcompacto, o Renault Kwid é um hatch subcompacto, concebido quase que exclusivamente para o uso urbano.

Lançado em 2017, foi concebido como modelo de entrada para mercados emergentes como o nosso. Diretamente ele compete com o Fiat Mobi, se você comparar pela faixa de preço.

Em suas versões superiores, o Renault Kwid compete dentro do competitivo segmento de hatchs compactos, que tem carros mais modernos, mais potentes e mais bem equipados, mas joga a favor do subcompacto a mecânica confiável e principalmente o preço.

Oferecido em quatro versões, sempre o mesmo conjunto mecânico, há a versão básica, o Kwid Life, uma intermediária, o Kwid Zen e no topo da linha, o Kwid Intense e o aventureiro, Kwid Outsider, que tem os mesmos equipamentos do Intense, somente com mudanças estéticas.

Especificações:

Apesar de ter a carroceria compacta, o Renault Kwid é estilizado na forma de um SUV. Essa fórmula de sucesso em nosso mercado é expressa com maior altura em relação ao chão do que costumam ter outros hatchs e em detalhes estéticos típicos, como o acabamento em preto nos para-choques. É um design que não se caracteriza por sua elegância, mas pode-se dizer que é interessante. As linhas são truncadas realmente dão um aspecto robusto Renault Kwid. Na traseira, o subcompacto parece muito maior do que, ou seja, a montadora conseguiu o que queria em seu projeto, com pequenas lanternas laterais e uma grande tampa. O Renault Kwid Outsider tem estas características mais visíveis, como versão aventureira do subcompacto, ele recebe em toda a parte inferior das portas e entorno das rodas uma máscara negra. Nesta versão, o hatch também ganha um pouco mais de altura, com isto ele acaba parecendo mesmo um SUV compacto.

Equipa todas as versões do Renault Kwid 2020, o bom motor 1.0 de 3 cilindros e 12 válvulas que entrega 70 cavalos de potência ao subcompacto. Assim como, o motor, todo o conjunto mecânico é o mesmo para todas as versões do Renault Kwid, que vem com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Por se tratar do carro de entrada da montadora e ter o preço como seu principal atrativo, o desempenho do Renault Kwid não é tão ruim. Neste item, o hatch chega inclusive a ser um pouco superior à maioria de carros de sua faixa de preço. O Renault Kwid acelera de 0 a 100 km/hora em 14,7 segundos e atinge velocidade máxima de 156 km/hora. No consumo, ele mostra que sua vocação urbana não se resume a estilo, o carro é muito econômico, rodando na cidade 10,3 km/litro com etanol e 14,9 km/litro quando abastecido com gasolina. Isto, não significa que seus números na estrada não sejam bons, mas ficam dentro da média do segmento. Na estrada, o Renault Kwid percorre 14,8 e 15,6 km/litro, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.

Quanto às sensações ao dirigir, podemos destacar seu desempenho urbano, com boa resposta em baixas rotações e excelente visibilidade. A altura que beneficia passar mais fácil por nossas ruas esburacadas compromete um pouco o conforto, o Renault Kwid chacoalha e sente os solavancos um pouco mais do que outros hatchs. Devido ao seu tamanho, o hatch é bem fácil de manobrar e pode ser facilmente estacionado. Na estrada, a potência do motor é limitada para ultrapassagens e quando passa dos 100 km/hora, o ruído invade um pouco a carroceria e o Renault Kwid fica instável. O Renault Kwid não é para andar em alta velocidade, com muito vento, mas isto era de se esperar, já que estamos falando do carro mais barato do mercado brasileiro e alguns destes problemas também estão presentes em modelos bem mais caros do que o compacto.

O bom entre-eixos do Renault Kwid proporciona um espaço interior relativamente generoso para um carro desse tamanho, especialmente nos bancos traseiros, o subcompacto é mais espaçoso que quase todos os hatchs compactos do mercado brasileiro. Além da natureza de baixo custo do Renault Kwid, na apresentação geral não se sente como um carro barato. O ponto mais fraco está na posição de dirigir, com o banco do motorista muito alto e que não pode ser ajustado, o que dificulta a visibilidade para motoristas mais altos. Para completar, a direção do Renault Kwid também não é ajustável nem mesmo nas versões topo de linha.

Não era de esperar uma longa lista de equipamentos do Renault Kwid, afinal não dá querer o carro mais barato do mercado brasileiro seja ao mesmo tempo completo. O Renault Kwid Life, versão de entrada do subcompacto, tem a direção elétrica e o ar-condicionado na lista de opcionais, enquanto no Kwid Zen estes itens são de série e traz ainda vidros e travas elétricas. Nas versões topo de linha, a oferta de equipamentos aumenta, Kwid Intense e Kwid Outsider trazem, além dos itens das versões mais básicas, retrovisores elétricos, chave-canivete e faróis de neblina.

O design do painel do Renault Kwid 2020 não tem os melhores materiais, mas tem é bom acabamento e inclui velocímetro, conta-giros e um display digital onde você pode ver o nível de gasolina. No Kwid Life somente há um rádio, já o Kwid Zen traz o equipamento com conectividade via USB e Bluetooth. O kit multimídia, só nas versões topo de linha, o Kwid Intense e o Kwid Outsider, e mesmo eles sendo um pouco mais caros que o Kwid Life e o Kwid Zen, ainda são carros baratos e o sistema é muito bom para esta faixa de preço. Com uma nova tela sensível ao toque de sete polegadas, o sistema melhorou, ele apresentava um delay que gerava críticas, mas foi solucionado para a linha 2020. Além disto, o kit tem espelhamento para celulares e GPS integrado, este último, muitos carros de segmentos superiores não trazem, ponto para a Renault em fabricar um urbano com preço baixo e um bom multimídia.

Nos itens de segurança, o essencial e obrigatório, sendo freios ABS e ganchos Isofix, mas o Renault Kwid tem um plus, mesmo no Kwid Life há quatro airbags (dois frontais e dois laterais). As versões topo de linha, Kwid Intense e Kwid Outsider vêm com câmera de ré.

Topo