LOGAN

Versões

Logan Life 1.0 12V SCe
Logan Zen 1.0 12V SCe
Logan Zen 1.6 16V SCe

Resumo

O Renault Logan é o sedan compacto da montadora francesa. Lançado em 2009 no Brasil, tornou-se um modelo de sucesso ao longo dos anos, embora sempre vendendo menos que o hatch com o qual fica cada vez mais parecido, o Renault Sandero.

Em 2013, foi lançada a segunda geração do Renault Logan, com melhorias notáveis no design exterior que duram até hoje, apesar da montadora lança-lo como Novo Logan.

A montadora já disponibiliza o Renault Logan 2022, mas não se engane, o sedan sofreu uma remodelação e ainda não é a nova carroceria já lançada na Europa.

Dentro do leque de suas versões, o Renault Logan consegue concorrer com os sedans populares, Nissan Versa, Volkswagen Voyage, Chevrolet Joy Plus e Fiat Grand Siena.

Suas versões intermediárias miram outro público, o dos sedans compactos mais bem acabados e neste segmento o Renault Logan 2022 enfrenta alguns concorrentes com o projeto antigo como ele, em especial, o Ford Ka Sedan e o Toyota Etios.

A missão do Renault Logan não é fácil, além destes concorrentes, o sedan ainda divide mercado com os modernos Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus.

Provavelmente o sedan de entrada da Renault só consiga fazer frente à concorrência quando chegue com sua nova carroceria, mas, por enquanto, a remodelação busca modernizar um pouco o carro para ficar com uma fatia deste concorrido mercado, mesmo que seja pequena.

O Renault Logan 2022 está disponível com quatro níveis de acabamento e oferece dois motores e dois câmbios, formando um leque com seis opções, o básico, Logan Life 1.0 sempre vem com câmbio manual.

Na versão intermediária há como optar por motor ou câmbio diferente em conformidade com a tua necessidade na hora de comprar o sedan, o mais barato é o Logan Zen 1.0 Manual, seguido do Logan Zen 1.6 Manual e o Logan Zen 1.6 CVT.

Há ainda o Logan Intense 1.6 CVT com alguns equipamentos extras e no topo da linha, o bem equipado Logan Iconic 1.6 CVT.

O projeto do Renault Logan 2022 teve melhoras muito significativas desde seu lançamento, ele já não se parece com o carro de baixo custo que a Dacia desenvolveu e a montadora francesa comercializa. As formas de origem achatadas e retilíneas foram substituídas por uma carroceria com design mais agradável. Além desse reconhecimento, deve-se dizer que o design não é, e não pretende ser o ponto forte do Renault Logan. Faltaram algumas mudanças que foram realizadas no hatch e na versão aventureira da família Sandero, que poderiam deixar o sedan mais atraente. O Logan 2022 é o único que não teve o desenho da traseira e de suas lanternas redesenhado, mas em linhas gerais, o visual agrada, já que estamos falando de um carro voltado para o segmento de sedans populares.

No Renault Logan 2022, as versões com o novo motor de 1.0 com 3 cilindros e 82 cavalos de potência, o sedan vem sempre com o câmbio manual de cinco marchas. Este mesmo câmbio equipa o Logan Zen 1.6, que tem 118 cavalos de potência máxima ao sedan, nesta versão o Logan também é oferecido com o CVT, que simula seis marchas. O mesmo conjunto mecânico equipa o Logan Intense 1.6 CVT e a versão topo de linha, o Logan Iconic 1.6 CVT. Todas as versões do Renault Logan 2022 têm tração dianteira.

Com o motor 1.6, o Logan 2022 não chega a ser nenhum esportivo, mas tem bom desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/hora em 11 segundos com o câmbio CVT e 9,9 segundos. Nas versões equipadas com o câmbio manual, o resultado é um pouco superior ao do hatch que empresta a plataforma ao sedan. Com a velocidade máxima de 186 km/hora, passa o contrário, o Renault Logan 2022 tem desempenho levemente superior. No consumo, em se tratando de um sedan compacto, o Renault Logan poderia ser melhor, mas ainda assim fica mais próximo do rendimento de seus concorrentes e inclusive se você o comparar com o Renault Sandero, os números são melhores. O Renault Logan 1.6 roda 8,8 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada quando abastecido com etanol. Quando o combustível é a gasolina, percorre 13,0 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada. Não se anime com o consumo mesmo se você comprar o Renault Logan 1.0, o sedan fica ligeiramente mais econômico que o hatch, mas ainda perde para seus concorrentes. Na cidade o Renault Logan 1.0 2022 percorre 9,3 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina. Já na estrada, respectivamente com os mesmos combustíveis, tem as marcas de 10,0 e 14,5 km/litro. Apesar de não ser muito mais econômico do que o Logan 1.6, o 1.0 entrega um desempenho bastante aquém, acelerando de 0 a 100 km/hora em 13 segundos e atingindo velocidade máxima de 164 km/hora. O desempenho não é bom se o comparativo é feito com o Renault Logan com motor 1.6, mas é um dos melhores se você o comparar com seus concorrentes 1.0 aspirado.

Com nova calibragem na suspensão, o Renault Logan 2022 melhorou a aderência nas curvas e suporta melhor as manobras um pouco mais exigentes. Na cidade, a boa altura por se tratar de um sedan, permite rodar tranquilo em nossas ruas esburacadas, e as suspensões suaves contribuem para gerar conforto, principalmente nos percursos urbanos. Além desses detalhes, o Renault Logan não traz aspectos particularmente notáveis em sensações ao dirigir, mas isto é de esperar de um sedan popular com preço competitivo.

Continua com a mesma carroceria e bom entre-eixos, o Renault Logan 2022 tem espaço interno condizente com a categoria de sedans compactos. O conforto nos bancos traseiros é ajudado pela carroceria mais larga que seus concorrentes. Há muito espaço para pernas e cabeça.

Quanto aos equipamentos o Renault Logan 2022 está dentro da média do segmento de sedans compactos. Na versão básica, o Logan Life 1.0, traz apenas travas e vidros dianteiros elétricos, chave-canivete, ar-condicionado e direção eletro-hidráulica. O Logan Zen soma entre seus itens de série: computador de bordo, alarme, além de banco do motorista e volante com regulagem de altura, fica devendo a regulagem em profundidade que não é oferecida em nenhuma versão. No hatch, a versão Intense é a topo de linha, mas no sedan é a intermediária e traz o ar-condicionado automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos e piloto automático e as rodas são de liga leve. Já o topo de linha, o Logan Iconic adiciona entre seus equipamentos de série bancos em couro e sensores de chuva e crepuscular.

Na versão de entrada, o Renault Logan 2022 não tem nem rádio. O sistema multimídia com uma tela sensível ao toque, mas que não oferece muitas funções adicionais está presente a partir do Logan Zen e agora vem com espelhamento para celulares. O painel do Logan 2022 tem velocímetro analógico central, conta-giros e uma tela digital com informações do computador de bordo, bastante simplista, mas dentro do padrão do segmento e de carros da mesma faixa de preço.

Na segurança, o Renault Logan 2022 traz os equipamentos dentro do padrão, com quatro airbags, freios ABS e ganchos Isofix em todas as versões. A partir da versão intermediária, o Logan Zen 1.6 com câmbio CVT, tem controle de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas. No Logan Intense há ainda câmera de ré e sensor traseiro de estacionamento. Esta lista não impressiona, mas se você comparar com carros da mesma faixa de preço, o Renault Logan 2022 vem com os mesmos equipamentos de segurança.

Voltar

Gostou? Temos uma proposta para você!

Carros Publicidade
Carros Publicidade
Precisa de Ajuda?
Estamos prontos para lhe atendeder
Precisa de ajuda? Chama no Whatsapp