STEPWAY

Versões

Zen 1.6 16V
Stepway Iconic 1.6 16V (Aut)

Resumo

Não vá para a aventura sozinho. Leve a tecnologia

O MEDIA Evolution do Stepway vem repleto de tecnologia. Com Android Auto® e Apple CarPlay®, você pode usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e enviar áudios do WhatsApp diretamente na tela touchscreen de 7”. E ainda conta com câmera de ré e Bluetooth.

Atualmente o Renault Stepway está baseado na segunda geração do hatch e em breve teremos o Novo Stepway, que planeja realmente transformar o aventureiro em um modelo com vida própria.

Lançado originalmente em 2008, desde então foi fazendo o seu próprio caminho e obteve mais sucesso que o hatch e talvez seja este o motivo para a montadora separa-lo como um modelo e não como uma versão, mas até agora suas atualizações foram as mesmas do Renault Sandero.

O Renault Stepway é caracterizado pela altura consideravelmente maior do que a do hatch em suas versões-padrão, o que lhe garante melhor desempenho em estradas de terra ou cascalho.

Além disso, alguns detalhes lhe dão um ar mais aventureiro, seguindo o padrão de seu principal concorrente, o Fiat Argo Treeking.

Para a linha 2022, o Renault Stepway chega com três níveis de acabamento, duas opções de câmbio, mas sempre com o confiável motor 1.6, velho conhecido no mercado brasileiro.

A versão de entrada, o Stepway Zen 1.6, é a única que vem com o câmbio manual, na intermediária e topo de linha, respectivamente Stepway Intense e Stepway Iconic, o câmbio é o CVT, o que muda entre as duas são detalhes externos e alguns equipamentos, além do preço obviamente.

Apesar de o Renault Stepway basicamente ser um Sandero, quando falamos de design há vários detalhes que deixam o carro com seu visual aventureiro e também melhor acabado. Na parte inferior do para-choque dianteiro o Renault Stepway tem aplique em cinza que além de deixar o visual mais robusto, também ajuda a não raspar a dianteira em terrenos um pouco mais difíceis. A lateral é mais parecida com a do Sandero, o que muda são as molduras em plástico preto, passando por toda a parte inferior das portas e sobre as rodas, além disto, a marca Stepway na porta dianteira. Atrás, a maior novidade no design do Renault Stepway 2022, as lanternas agora são em LED e bipartida, com parte da peça entrando na tampa do porta-malas. O para-choque traseiro tem detalhe em preto e o acabamento inferior em prata, os faróis de neblina ficam dentro de molduras muito bem desenhadas com plástico em formato colmeia.

Com o motor 1.6, o Sandero Stepway atinge a potência máxima de 118 cavalos, a tração é sempre dianteira, mas o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático CVT que simula seis marchas.

O Renault Stepway 2022 não chega a ser nenhum esportivo, mas o desempenho é bastante razoável, o hatch aventureiro acelera de 0 a 100 km/hora em 11 segundos com o câmbio CVT, número que melhora para 9,8 segundos na versão de entrada equipada com a transmissão manual. Já a velocidade máxima é de 185 km/hora. No consumo os números poderiam ser um pouco melhores, ele roda 8,6 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada quando abastecido com etanol. Quando o combustível é a gasolina, o Renault Stepway percorre 12,8 km/litro na cidade e 13,4 km/litro na estrada.

Por se tratar de um aventureiro o Renault Stepway é muito baixo, na versão de entrada com cambio manual ele tem 18,5 centímetros e quando equipado com o CVT tem apenas 14,5, isto prejudica a direção para a principal função que o carro foi desenhado. Para você comparar, seu principal concorrente, o Fiat Argo Treeking tem 21 centímetros de vão livre, é muita diferença. Com o vão livre tão baixo, nos caminhos um pouco mais difíceis o Renault Stepway raspa a parte de baixo da carroceria com muita frequência. Para dirigir não é uma excelência, mas o Renault Stepway é bem ajustado, o novo volante, além de bonito tem melhor empunhadura, faltou para alcançar uma melhor posição a regulagem de profundidade, que não é oferecida nem nas versões topo de linha.

O que falta no vão livre do Renault Stepway, o aventureiro tem no entre-eixos, que é o maior da categoria de hatchs aventureiros e inclusive que muitos SUVs compactos, como, por exemplo, o Jeep Renegade. Isto deixa o Stepway 2022 com muito espaço interno e bastante confortável, viajam com relativo conforto até cinco passageiros, o que não acontece em nenhum outro aventureiro, ponto para a Renault.

Quanto aos equipamentos o Renault Stepway 2022 segue o padrão do hatch da família com pequenos adicionais. Na versão básica, o Stepway Zen 1.6, vem com travas e vidros dianteiros elétricos, chave-canivete, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, alarme, rádio e as rodas são de 16 polegadas. O Stepway Intense, que no hatch é a versão topo de linha no aventureiro é a intermediária e traz o ar-condicionado automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos e piloto automático e as rodas são de liga leve. Já o topo de linha, Stepway Iconic adiciona entre seus equipamentos de série bancos em couro e sensores de chuva e crepuscular.

Na versão de entrada, o Renault Stepway 2022 vem apenas com rádio que inclui mp3 player, entrada USB e bluetooth. Um sistema multimídia com uma tela sensível ao toque, mas que não oferece muitas funções adicionais está presente a partir do Stepway Intense. O painel do Stepway 2022 possui um velocímetro analógico central, conta-giros e um display digital com informações no computador de bordo, bastante simplista, mas dentro do padrão do segmento e de carros da mesma faixa de preço.

Na segurança, o Stepway 2022 traz os equipamentos dentro do padrão, com quatro airbags, freios ABS e ganchos Isofix em todas as versões. A partir da versão intermediária, o Stepway Intense, tem controle de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, câmera de ré e sensor traseiro de estacionamento. Esta lista não impressiona, mas se você comparar com carros da mesma faixa de preço, o Renault Stepway 2022 vem com os mesmos equipamentos de segurança.

Voltar

Gostou? Temos uma proposta para você!

Carros Publicidade
Carros Publicidade
Precisa de Ajuda?
Estamos prontos para lhe atendeder
Precisa de ajuda? Chama no Whatsapp