Bem vindo a Volkswagen...

Voyage

Foto Volkswagen - Voyage
Foto Volkswagen - Voyage
Foto Volkswagen - Voyage
Foto Volkswagen - Voyage
Foto Volkswagen - Voyage
Foto Volkswagen - Voyage

Versões:

1.0

Sobre:

A versão sedan do Gol, nosso velho conhecido já está nas concessionárias como Volkswagen Voyage 2022.

Fabricado no Brasil em versão única com duas opções de motores, o clássico 1.6 e o novo 1.0 de 3 cilindros, com opções de câmbio manual ou automático, o VW Voyage resiste e segue vendendo bem mesmo com um mercado cheio de novidades.

No mercado de sedans de baixo custo, existem muitos concorrentes, no entanto, o Volkswagen Voyage tem um preço muito tentador e uma mecânica realmente confiável.

Com o preço similar e a confiança do consumidor brasileiro, somente dois carros fazem frente ao Volkswagen Voyage 2022 no mercado de sedans populares, o Nissan Versa e o Fiat Grand Siena.

Mesmo com um projeto antigo o Volkswagen Voyage oferece tudo de bom do Gol, além dos benefícios de ser um sedan no espaço, versatilidade e conforto.

Especificações:

Apesar de ser um sedan compacto, o Volkswagen Voyage não fica para trás em espaço interno se você o comparar com os sedans médios, mas com o diferencial que o preço do Voyage é muito menor. A plataforma é a mesma do Gol, portanto as semelhanças são evidentes. Na frente, do Volkswagen Voyage encontramos um design idêntico ao do hatch que lhe empresta a carroceria, com faróis esportivos levemente arredondados, uma entrada de ar frontal e uma saia que, neste caso, não possui detalhes cromados ou faróis de neblina. Na lateral, as linhas são sóbrias, completamente retas e alongadas. O perfil das rodas é alto e tem rodas de 14 polegadas com pneus clássicos no Voyage 1.0 e 15 polegadas no Voyage 1.6. Fecha o conjunto uma traseira arredondada com um para-choque largo e que dá identidade própria ao Volkswagen Voyage. Dá a impressão de que o carro sorri para você e é fácil reconhecê-lo e diferenciá-lo de outros modelos da Volkswagen por causa desses detalhes característicos.

O motor do Volkswagen Voyage pode ser o de oito válvulas de 1.6 litros e 104 cavalos de potência e vir com o câmbio manual de 5 velocidades ou o automático de 6 marchas. Já o Voyage 1.0 2022 que vem com o novo motor 1.0 da Volkswagen, que já equipava carros mais modernos da montadora, tem 3 cilindros e alcança 84 cavalos de potência máxima. Nesta motorização o câmbio é sempre o manual de 5 marchas. A tração é dianteira tanto no Voyage 1.0 quanto no 1.6; e a sua mecânica o posiciona como um sedan confiável e resistente.

Os números do Volkswagen Voyage são os esperados para um Gol de dimensões ampliadas. O Voyage 1.6 acelera de 0 a 100 km/hora em 10,5 segundos, o que está muito bom, neste sentido, o sedan popular da montadora chega a superar a outros modelos mais caros da VW, a velocidade máxima dele é de 186 km/hora. Na versão de entrada, o Voyage 1.0, não tem números tão bons, mas tampouco é algo distante da realidade de seus concorrentes mais diretos do segmento de sedans populares. Com o motor 1.0, o Voyage 2022 faz de 0 a 100 km/hora em 13,2 segundos e atingindo a velocidade máxima de 173 km/hora. No consumo isto se inverte, o Voyage 1.0 abastecido com gasolina faz 12,9 km/litro na cidade e 15,4 km/litro na estrada, enquanto com etanol faz 8,7 e 10,5 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada. Já o Voyage 1.6 quando abastecido com gasolina faz 11,1 e 13,3 km/litro, respectivamente, na cidade e na estrada e com etanol roda 7,5 e 9,4 km/litro nestas mesmas condições.

Sua tímida potência é compensada por seu excelente desempenho em baixas rotações, o motor fornece torque máximo em apenas 1.500 giros no Voyage 1.6, permitindo um bom desempenho na cidade. Na estrada se nota que o motor é muito exigido em altas velocidades, o que afeta um pouco o consumo, isto acontece mesmo na versão 1.6 do sedan. O desempenho é justo, apenas o suficiente para um sedan. Não é um carro para exigir desempenho e não era de se esperar isto do Volkswagen Voyage 2022 que tem a seu favor o preço e a tradição.

Quanto ao design interior, tem boa distribuição, proporcionando um espaço amplo e confortável. Todos os elementos estão localizados em locais intuitivos e corretos para facilitar o manuseio. O console e o carro em geral têm materiais duros, mas com bons acabamentos. Os assentos do Volkswagen Voyage são de tecido, com um bom trabalho nas costuras e são bastante confortáveis. O volante, por outro lado, é simples e clássico, sem comandos que o deixem mais sofisticado. Na avaliação geral, o sedan tem o interior mais simplista produzido pela Volkswagen. A posição para dirigir é adequada, mas o volante não pode ser ajustado em altura ou profundidade. O espaço atrás é suficiente, embora não seja tão largo. Dois adultos podem viajar bem confortáveis, e até um terceiro, desde que a viagem não seja muito longa. Todos os bancos traseiros do Voyage 2022 têm apoios de cabeça, mas não são os mais confortáveis: eles “dançam” um pouco quando o carro freia ou se move bruscamente. Com uma excelente capacidade de 480 litros, o porta-malas é muito versátil e com bancos dobráveis, embora não cheguem a um ângulo reto.

O Voyage Volkswagen 2022 é bastante modesto em equipamentos, já que a única versão disponível é a de entrada para o modelo. Isso inclui suporte para telefone celular Dock Station, ar condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, volante padrão e espelhos retrovisores manuais.

O design do painel é sóbrio e simples, não despertando muitas emoções. No Voyage 2022, o sistema multimídia opcional é o "Composition Media Plus" com CD, AM / FM, Bluetooth, entrada auxiliar, cartão USB e SD.

Pouco a dizer e elogiar sobre a segurança, o Volkswagen Voyage possui apenas dois airbags, discos a freio dianteiro com ABS e cinco apoios de cabeça, ou seja, apenas o obrigatório para a comercialização no mercado brasileiro. Ainda não foi regulamentado pelos testes de colisão do Latin NCAP, mas a classificação de 3 estrelas do Gol serve como referência.

Topo