Bem vindo a Volkswagen...

Nivus

Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus
Foto Volkswagen - Nivus

Versões:

Nivus Comfortline 200 TSI
Nivus Highline 200 TSI

Sobre:

Depois de duas remarcações em seu lançamento provadas pela pandemia do novo Corona vírus, o tão esperado Volkswagen Nivus 2022 é lançado.

O Volkswagen Nivus estreia como uma opção mais barata no mercado de SUVs Coupé que até agora só tinha carros das montadoras tidas como premium, como BMW, Mercedes-Benz e Jaguar.

Baseado na plataforma do Volkswagen Polo, o Volkswagen Nivus chega ao mercado com uma única opção de motor e câmbio, e dois níveis de acabamento.

Até agora a montadora, divulgou o Volkswagen Nivus Comfortline, que hora é a versão de entrada, mas normalmente dentro da marca, os carros da versão Comfortline são os intermediários em acabamento.

No topo da linha está o Volkswagen Nivus Highline e também uma versão com um pacote que dá um visual mais agressivo ao novo SUV da montadora alemã, o Volkswagen Nivus Highline Launching Edition.

Especificações:

Com linhas bem agressivas, o Volkswagen Nivus parece uma mistura de hatch, com coupé e SUV, mas isto não quer dizer que o carro não tem estilo, ao contrário tem e muito. A dianteira ficou bem mais robusta que os outros carros da Volkswagen que utilizam a mesma plataforma, com um para-choque bem largo e um grande detalhe em formato colmeia, nas extremidades os faróis de milha estão na vertical dão muito estilo. Com os faróis dianteiros com iluminação em LED, a Volkswagen teve muito cuidado com o desenho do Nivus, a parte inferior da luz diurna fica perfeitamente ajustada ao detalhe cromado que separa a saída de ar e a superior como um filete cromado onde termina a saída e começa a tampa do capô. Os vincos no capô são bem marcados, mas suaves com um dos vincos saindo da lateral do carro e atravessando toda a carroceria ficando mais profundo até chegar à traseira, outro aspecto que mostra o cuidado que a montadora teve com o design do novo SUV. Em toda a parte inferior da carroceria, uma faixa em preto dando um quê de verdadeiro SUV que é o segmento que o Volkswagen Nivus se encaixa melhor, apesar de que deve tomar mercado de hatchs médios e compactos em suas versões topo de linha. As rodas são de aro 16 no Volkswagen Nivus Comfortline, e, aro 17 no Nivus Highline, sempre de liga leve. A versão Highline pode vir com elas em acabamento diamantado e com o pacote Launching Edition são escurecidas, assim como os faróis, deixando o SUV com mais estilo ainda. Na traseira, o conjunto harmônico e bem cuidado fecha o estilo único do Volkswagen Nivus, o para-choque é bem robusto com o detalhe inferior em preto maior do que no restante da carroceria, as luzes de neblina estão muito bem posicionadas com linhas assimétricas e o spoiler traseiro faz mesmo o SUV parecer um coupé.

O Volkswagen Nivus vem sempre equipado com o mesmo conjunto mecânico, o já conhecido motor 1.0 turbo de 128 cavalos que equipa toda a família do Volkswagen Polo, ou seja, o próprio hatch, o sedan, Volkswagen Virtus e o SUV, Volkswagen T-Cross. Na composição com este motor o câmbio das três versões é o automático de seis marchas e a tração é dianteira.

Pensado para concorrer dentro do dentro de SUVs compactos, o Volkswagen Nivus tem o desempenho e consumo bastante razoáveis se você o comparar com seus concorrentes mais diretos. O Volkswagen Nivus 2022 ainda não foi testado na pista e segundo a montadora, ele acelera de 0 a 100 km/hora em 10 segundos a atinge a velocidade máxima de 189 km/hora. Quanto ao consumo, também segundo a montadora, quando abastecido com etanol o Volkswagen Nivus 2022 percorrer 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina estes números mudam para 10,7 km/litro e 13,2 km/litro, nas mesmas condições.

Na dinâmica, o rodar macio já conhecido do consumidor brasileiro no Polo e Virtus, com o adicional da altura extra do Volkswagen Nivus. O novo SUV ainda não foi testado na pista, mas o que promete é um desempenho razoável usando a potência máxima em baixas rotações devido ao turbo e com boa resposta em arrancadas e ultrapassagens. Em relação à posição para dirigir o projeto também traz o mesmo prazer do Polo e conta com volante com regulagem em altura e profundidade, o que facilita encontrar uma posição ideal, e o Volkswagen Nivus ainda tem o plus de uma visibilidade bem privilegiada proporcionada pela sua altura e o desenho da carroceria.

Além do visual atraente, o Volkswagen Nivus chega com um dos maiores entre-eixos do segmento de SUVs, isto porque ele usa a plataforma do Polo que é maior que os sedans compactos que cedem suas plataformas para a maioria dos outros SUVs compactos. O Volkswagen Nivus tem bom isolamento acústico e saídas do ar-condicionado no banco traseiro, viajam com muito conforto quatro passageiros e até um quinto vai com relativo conforto.

Assim como no desempenho, a oferta de equipamentos de conforto do Volkswagen Nivus 2022 é condizente com a sua faixa de preço e o segmento no qual concorre. O Volkswagen Nivus Comfortline vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, estes últimos com repetidores de seta, piloto automático e volante multifuncional, além de outros itens básicos de conforto. No topo da linha, este leque de equipamentos fica bem mais atraente e vale a pena comparar com a versão de entrada, já que as duas versões não tem o preço tão diferente. O Volkswagen Nivus Highline vem com ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, bancos em coouro e a lista de equipamentos de segurança também amplia-se bastante, além de um sistema multimídia com tela maior e visual bem mais agradável.

Internamente, as linhas do Volkswagen Nivus ficaram mais agradáveis que as do Polo apesar de serem bem parecidos, o projeto traz alguns ajustes importantes. No painel, boa iluminação e instrumentos mistos, com o velocímetro analógico e uma tela de alta resolução com as informações do computador de bordo. O kit do multimídia é basicamente o mesmo nas duas versões do Volkswagen Nivus, com espelhamento para celulares, GPS integrado e entrada USB, a tela também é sempre sensível ao toque, mas com a diferença que no Nivus Comfortline ela tem 6,5 polegadas e no Nivus Highline 10 polegadas. Esta diferença de tamanho, não muda só o visual, a tela maior do Nivus Highline facilita para acessar cada função já que os botões ficam bem maiores simulando um tablet e ele é bem fácil de operar.

Em segurança desde a versão de entrada, o Volkswagen Nivus Comfortline vem com seis airbags, sensor traseiro de estacionamento, câmera de ré, sistema de frenagem de emergência, controle de velocidade de cruzeiro e sensor de pressão dos pneus, além obviamente do básico e obrigatório para todos os carros do mercado brasileiro. Vale destacar que dentre os itens obrigatórios, os projetos apresentados a partir de 2020, o que é o caso do Volkswagen Nivus, vem com controle de estabilidade e tração, além disto, o SUV conta também com os freios ABS com EDB que já fazia parte da lista obrigatória de equipamentos de segurança. Na versão topo de linha, o Volkswagen Nivus Highline traz ainda sensor de chuva, de acendimento dos faróis, de fadiga e de estacionamento dianteiro, e frenagem automática, estes itens são oferecidos como opcionais em um pacote da versão Comfortline.

Topo