Nivus

Versões

Comfortline 200 TSI
Highline 200 TSI

Resumo

Depois de duas remarcações em seu lançamento provadas pela pandemia do novo Corona vírus, o tão esperado Volkswagen Nivus 2022 é lançado.

O Volkswagen Nivus estreia como uma opção mais barata no mercado de SUVs Coupé que até agora só tinha carros das montadoras tidas como premium, como BMW, Mercedes-Benz e Jaguar.

Baseado na plataforma do Volkswagen Polo, o Volkswagen Nivus chega ao mercado com uma única opção de motor e câmbio, e dois níveis de acabamento.

Até agora a montadora, divulgou o Volkswagen Nivus Comfortline, que hora é a versão de entrada, mas normalmente dentro da marca, os carros da versão Comfortline são os intermediários em acabamento.

No topo da linha está o Volkswagen Nivus Highline e também uma versão com um pacote que dá um visual mais agressivo ao novo SUV da montadora alemã, o Volkswagen Nivus Highline Launching Edition.

Com linhas bem agressivas, o Volkswagen Nivus parece uma mistura de hatch, com coupé e SUV, mas isto não quer dizer que o carro não tem estilo, ao contrário tem e muito. A dianteira ficou bem mais robusta que os outros carros da Volkswagen que utilizam a mesma plataforma, com um para-choque bem largo e um grande detalhe em formato colmeia, nas extremidades os faróis de milha estão na vertical dão muito estilo. Com os faróis dianteiros com iluminação em LED, a Volkswagen teve muito cuidado com o desenho do Nivus, a parte inferior da luz diurna fica perfeitamente ajustada ao detalhe cromado que separa a saída de ar e a superior como um filete cromado onde termina a saída e começa a tampa do capô. Os vincos no capô são bem marcados, mas suaves com um dos vincos saindo da lateral do carro e atravessando toda a carroceria ficando mais profundo até chegar à traseira, outro aspecto que mostra o cuidado que a montadora teve com o design do novo SUV. Em toda a parte inferior da carroceria, uma faixa em preto dando um quê de verdadeiro SUV que é o segmento que o Volkswagen Nivus se encaixa melhor, apesar de que deve tomar mercado de hatchs médios e compactos em suas versões topo de linha. As rodas são de aro 16 no Volkswagen Nivus Comfortline, e, aro 17 no Nivus Highline, sempre de liga leve. A versão Highline pode vir com elas em acabamento diamantado e com o pacote Launching Edition são escurecidas, assim como os faróis, deixando o SUV com mais estilo ainda. Na traseira, o conjunto harmônico e bem cuidado fecha o estilo único do Volkswagen Nivus, o para-choque é bem robusto com o detalhe inferior em preto maior do que no restante da carroceria, as luzes de neblina estão muito bem posicionadas com linhas assimétricas e o spoiler traseiro faz mesmo o SUV parecer um coupé.

O Volkswagen Nivus vem sempre equipado com o mesmo conjunto mecânico, o já conhecido motor 1.0 turbo de 128 cavalos que equipa toda a família do Volkswagen Polo, ou seja, o próprio hatch, o sedan, Volkswagen Virtus e o SUV, Volkswagen T-Cross. Na composição com este motor o câmbio das três versões é o automático de seis marchas e a tração é dianteira.

Pensado para concorrer dentro do dentro de SUVs compactos, o Volkswagen Nivus tem o desempenho e consumo bastante razoáveis se você o comparar com seus concorrentes mais diretos. O Volkswagen Nivus 2022 ainda não foi testado na pista e segundo a montadora, ele acelera de 0 a 100 km/hora em 10 segundos a atinge a velocidade máxima de 189 km/hora. Quanto ao consumo, também segundo a montadora, quando abastecido com etanol o Volkswagen Nivus 2022 percorrer 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada, enquanto com gasolina estes números mudam para 10,7 km/litro e 13,2 km/litro, nas mesmas condições.

Na dinâmica, o rodar macio já conhecido do consumidor brasileiro no Polo e Virtus, com o adicional da altura extra do Volkswagen Nivus. O novo SUV ainda não foi testado na pista, mas o que promete é um desempenho razoável usando a potência máxima em baixas rotações devido ao turbo e com boa resposta em arrancadas e ultrapassagens. Em relação à posição para dirigir o projeto também traz o mesmo prazer do Polo e conta com volante com regulagem em altura e profundidade, o que facilita encontrar uma posição ideal, e o Volkswagen Nivus ainda tem o plus de uma visibilidade bem privilegiada proporcionada pela sua altura e o desenho da carroceria.

Além do visual atraente, o Volkswagen Nivus chega com um dos maiores entre-eixos do segmento de SUVs, isto porque ele usa a plataforma do Polo que é maior que os sedans compactos que cedem suas plataformas para a maioria dos outros SUVs compactos. O Volkswagen Nivus tem bom isolamento acústico e saídas do ar-condicionado no banco traseiro, viajam com muito conforto quatro passageiros e até um quinto vai com relativo conforto.

Assim como no desempenho, a oferta de equipamentos de conforto do Volkswagen Nivus 2022 é condizente com a sua faixa de preço e o segmento no qual concorre. O Volkswagen Nivus Comfortline vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, estes últimos com repetidores de seta, piloto automático e volante multifuncional, além de outros itens básicos de conforto. No topo da linha, este leque de equipamentos fica bem mais atraente e vale a pena comparar com a versão de entrada, já que as duas versões não tem o preço tão diferente. O Volkswagen Nivus Highline vem com ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, bancos em coouro e a lista de equipamentos de segurança também amplia-se bastante, além de um sistema multimídia com tela maior e visual bem mais agradável.

Internamente, as linhas do Volkswagen Nivus ficaram mais agradáveis que as do Polo apesar de serem bem parecidos, o projeto traz alguns ajustes importantes. No painel, boa iluminação e instrumentos mistos, com o velocímetro analógico e uma tela de alta resolução com as informações do computador de bordo. O kit do multimídia é basicamente o mesmo nas duas versões do Volkswagen Nivus, com espelhamento para celulares, GPS integrado e entrada USB, a tela também é sempre sensível ao toque, mas com a diferença que no Nivus Comfortline ela tem 6,5 polegadas e no Nivus Highline 10 polegadas. Esta diferença de tamanho, não muda só o visual, a tela maior do Nivus Highline facilita para acessar cada função já que os botões ficam bem maiores simulando um tablet e ele é bem fácil de operar.

Em segurança desde a versão de entrada, o Volkswagen Nivus Comfortline vem com seis airbags, sensor traseiro de estacionamento, câmera de ré, sistema de frenagem de emergência, controle de velocidade de cruzeiro e sensor de pressão dos pneus, além obviamente do básico e obrigatório para todos os carros do mercado brasileiro. Vale destacar que dentre os itens obrigatórios, os projetos apresentados a partir de 2020, o que é o caso do Volkswagen Nivus, vem com controle de estabilidade e tração, além disto, o SUV conta também com os freios ABS com EDB que já fazia parte da lista obrigatória de equipamentos de segurança. Na versão topo de linha, o Volkswagen Nivus Highline traz ainda sensor de chuva, de acendimento dos faróis, de fadiga e de estacionamento dianteiro, e frenagem automática, estes itens são oferecidos como opcionais em um pacote da versão Comfortline.

Voltar

Gostou? Temos uma proposta para você!

Carros Publicidade
Carros Publicidade
Precisa de Ajuda?
Estamos prontos para lhe atendeder
Precisa de ajuda? Chama no Whatsapp