DUSTER
Versões
Zen CVT
Intense
Iconic CVT
Iconic TCe
Resumo
O Duster possui duas opções de motores: O tecnológico Turbo TCe 1.3 flex que entrega 170 cavalos de potência e o maior torque da categoria com 27,5 kgfm. Combinado com o câmbio automático CVT XTronic de 8 velocidades, o carro tem ainda mais desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir.
A outra opção de motor é o 1.6 que possui 16 válvulas com a eficiente tecnologia SCe, que gera 120 cavalos de potência e um torque de 16,2 kgfm. Na motorização 1.6 existem duas opções de transmissão: o moderno câmbio automático CVT XTronic de 6 velocidades e a opção manual de 5 marchas.
Originalmente baseado na plataforma Sandero, o Renault Duster nunca teve como grande atributo seu visual. Suas linhas tendem a demonstrar que se trata de um SUV de preço competitivo, bem simplório, sem se distinguir por nenhum detalhe mais bem-acabado. A aparência do Renault Duster 2022 não chega a ser de um SUV robusto, seu visual está mais próximo de ser rústico, apesar de estar entre os mais baratos do segmento, o que para muitos será condição suficiente para escolher na hora de comprar um SUV. A reestilização da versão de 2015 deu ao porta-malas uma aparência um pouco mais voluptuosa, graças a uma grade e uma óptica menos plana, mais integrada ao resto da carroceria, mas sempre foi alvo de críticas. No Renault Duster 2022, a traseira ficou ainda mais esquisita com a tampa mais arredondada, mas não acontecendo o mesmo com os faróis. Enquanto na dianteira as mudanças deram um ar mais moderno ao Renault Duster 2022 com um novo para-choque mais arredondado e grade mais harmônica com os faróis, que agora são em LED.
O Duster 2022 agora tem as novas nomenclaturas dos Renaults, passa a ter um único motor, o 1.6 com 16 válvulas com 120 cavalos e duas opções de câmbio, que vale destacar são excelentes, mas bem antigos. Na versão de entrada, o Duster Zen, pode vir com o câmbio manual de cinco marchas ou o CVT automático com seis velocidades e paddle-shifts para a mudança manualmente. Este mesmo conjunto mecânico do motor 1.6 com o câmbio CVT equipa o Duster Intense, versão intermediária do SUV e o topo de linha, Duster Iconic. A tração é dianteira em todos Renault Duster 2022, uma pena que a montadora não disponibilize a versão 4x4 que é comercializada em outros mercados em que o SUV teve e tem muito mais sucesso, como a Argentina, por exemplo.
A velocidade máxima do Renault Duster 2022 é de 166 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 13 segundos, números muito tímidos se você o comparar com qualquer um de seus concorrentes. Além do baixo desempenho, o motor confiável, mas de tecnologia antiquíssima faz com que o Renault Duster 2022 consuma muito combustível e isto joga contra um SUV que tem pretensões de apelo popular. Na cidade com etanol o Renault Duster roda 7,7 km/litro e na estrada 7,8 km/litro. Por ser pesado e o motor não ter nenhum dispositivo que ajude o SUV a arrancar com gasolina os números na estrada e na cidade são idênticos, com ele rodando apenas 11,2 km/litro.
Este é um dos pontos que o Renault Duster mostra um bom projeto, sem ser algo espetacular, mas condizente com a faixa de preço do SUV. Nas retomadas e acelerações, o câmbio CVT, extremamente bem ajustado faz o Renault Duster responder melhor do que se esperaria com o antigo motor que continua equipando o SUV. A posição de dirigir e a ergonomia dos bancos também foram melhoradas, somente o volante que ainda continua podendo ser regulado somente em altura, mas não em profundidade, se não fosse este aspecto, poderíamos dizer que o Renault Duster 2022 tem excelente dirigibilidade.
O design do painel era simples e com a remodelação, o Renault Duster 2022 ganhou e muito neste aspecto, inclusive com o Duster Iconic ficando com um acabamento digno de SUVs bem mais carros que ele. Como todo Renault, o Duster 2022 tem os revestimentos em plástico duro, mas a qualidade dos materiais é aceitável. Internamente sempre foi muito confortável, com muito espaço nos bancos traseiros, tanto para as pernas quanto para a cabeça e o rodar do SUV é mais macio se você o comparar com seus concorrentes.
Para a linha 2022, o Renault Duster também vem mais bem equipado computador de bordo, ar-condicionado e piloto automático agora estão presentes desde a versão básica, o Duster Zen. No Duster Intense o único equipamento de conforto adicionado é o ar-condicionado digital e os opcionais bancos em couro que também são oferecidos para o topo de linha, o Duster Iconic. As coincidências entre as versões básica e intermediária vão até este ponto, com um interior com acabamento muito superior, o topo de linha adiciona na lista de equipamentos, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, chave presencial e partida por botão.
O sistema multimídia é oferecido como opcional no Duster Zen e vem de série na versão intermediária e no topo de linha. Com uma tela sensível ao toque de oito polegadas, o sistema Media Evolution é compatível com Apple Car Play e Android Auto e tem GPS integrado. O painel do Renault Duster 2022 também recebeu melhorias importantes e possui um velocímetro central, tacômetro e display digital alternando com o restante das informações.
Aqui foi a maior mudança do Renault Duster 2022, agora além dos freios ABS e ganchos Isofix, toda a linha traz controle de tração e estabilidade, assistente de saídas em rampas e quatro airbags. No Duster Intense há ainda câmera de ré e sensores de estacionamento nas laterais, traseiro e dianteiro, e controle de velocidade de cruzeiro. O Duster Iconic, topo de linha, fica ainda mais seguro com o alerta de ponto cego e as câmeras 360 graus. Vale destacar que a Renault tornou um dos SUVs mais baratos do mercado um carro muito seguro.