Bem vindo a Renault...

LOGAN

Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN
Foto Renault - LOGAN

Versões:

Logan Life 1.0 12V SCe
Logan Zen 1.0 12V SCe
Logan Zen 1.6 16V SCe

Sobre:

O Renault Logan é o sedan compacto da montadora francesa. Lançado em 2009 no Brasil, tornou-se um modelo de sucesso ao longo dos anos, embora sempre vendendo menos que o hatch com o qual fica cada vez mais parecido, o Renault Sandero.

Em 2013, foi lançada a segunda geração do Renault Logan, com melhorias notáveis no design exterior que duram até hoje, apesar da montadora lança-lo como Novo Logan.

A montadora já disponibiliza o Renault Logan 2022, mas não se engane, o sedan sofreu uma remodelação e ainda não é a nova carroceria já lançada na Europa.

Dentro do leque de suas versões, o Renault Logan consegue concorrer com os sedans populares, Nissan Versa, Volkswagen Voyage, Chevrolet Joy Plus e Fiat Grand Siena.

Suas versões intermediárias miram outro público, o dos sedans compactos mais bem acabados e neste segmento o Renault Logan 2022 enfrenta alguns concorrentes com o projeto antigo como ele, em especial, o Ford Ka Sedan e o Toyota Etios.

A missão do Renault Logan não é fácil, além destes concorrentes, o sedan ainda divide mercado com os modernos Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus.

Provavelmente o sedan de entrada da Renault só consiga fazer frente à concorrência quando chegue com sua nova carroceria, mas, por enquanto, a remodelação busca modernizar um pouco o carro para ficar com uma fatia deste concorrido mercado, mesmo que seja pequena.

O Renault Logan 2022 está disponível com quatro níveis de acabamento e oferece dois motores e dois câmbios, formando um leque com seis opções, o básico, Logan Life 1.0 sempre vem com câmbio manual.

Na versão intermediária há como optar por motor ou câmbio diferente em conformidade com a tua necessidade na hora de comprar o sedan, o mais barato é o Logan Zen 1.0 Manual, seguido do Logan Zen 1.6 Manual e o Logan Zen 1.6 CVT.

Há ainda o Logan Intense 1.6 CVT com alguns equipamentos extras e no topo da linha, o bem equipado Logan Iconic 1.6 CVT.

Especificações:

O projeto do Renault Logan 2022 teve melhoras muito significativas desde seu lançamento, ele já não se parece com o carro de baixo custo que a Dacia desenvolveu e a montadora francesa comercializa. As formas de origem achatadas e retilíneas foram substituídas por uma carroceria com design mais agradável. Além desse reconhecimento, deve-se dizer que o design não é, e não pretende ser o ponto forte do Renault Logan. Faltaram algumas mudanças que foram realizadas no hatch e na versão aventureira da família Sandero, que poderiam deixar o sedan mais atraente. O Logan 2022 é o único que não teve o desenho da traseira e de suas lanternas redesenhado, mas em linhas gerais, o visual agrada, já que estamos falando de um carro voltado para o segmento de sedans populares.

No Renault Logan 2022, as versões com o novo motor de 1.0 com 3 cilindros e 82 cavalos de potência, o sedan vem sempre com o câmbio manual de cinco marchas. Este mesmo câmbio equipa o Logan Zen 1.6, que tem 118 cavalos de potência máxima ao sedan, nesta versão o Logan também é oferecido com o CVT, que simula seis marchas. O mesmo conjunto mecânico equipa o Logan Intense 1.6 CVT e a versão topo de linha, o Logan Iconic 1.6 CVT. Todas as versões do Renault Logan 2022 têm tração dianteira.

Com o motor 1.6, o Logan 2022 não chega a ser nenhum esportivo, mas tem bom desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/hora em 11 segundos com o câmbio CVT e 9,9 segundos. Nas versões equipadas com o câmbio manual, o resultado é um pouco superior ao do hatch que empresta a plataforma ao sedan. Com a velocidade máxima de 186 km/hora, passa o contrário, o Renault Logan 2022 tem desempenho levemente superior. No consumo, em se tratando de um sedan compacto, o Renault Logan poderia ser melhor, mas ainda assim fica mais próximo do rendimento de seus concorrentes e inclusive se você o comparar com o Renault Sandero, os números são melhores. O Renault Logan 1.6 roda 8,8 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada quando abastecido com etanol. Quando o combustível é a gasolina, percorre 13,0 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada. Não se anime com o consumo mesmo se você comprar o Renault Logan 1.0, o sedan fica ligeiramente mais econômico que o hatch, mas ainda perde para seus concorrentes. Na cidade o Renault Logan 1.0 2022 percorre 9,3 km/litro com etanol e 13,8 km/litro com gasolina. Já na estrada, respectivamente com os mesmos combustíveis, tem as marcas de 10,0 e 14,5 km/litro. Apesar de não ser muito mais econômico do que o Logan 1.6, o 1.0 entrega um desempenho bastante aquém, acelerando de 0 a 100 km/hora em 13 segundos e atingindo velocidade máxima de 164 km/hora. O desempenho não é bom se o comparativo é feito com o Renault Logan com motor 1.6, mas é um dos melhores se você o comparar com seus concorrentes 1.0 aspirado.

Com nova calibragem na suspensão, o Renault Logan 2022 melhorou a aderência nas curvas e suporta melhor as manobras um pouco mais exigentes. Na cidade, a boa altura por se tratar de um sedan, permite rodar tranquilo em nossas ruas esburacadas, e as suspensões suaves contribuem para gerar conforto, principalmente nos percursos urbanos. Além desses detalhes, o Renault Logan não traz aspectos particularmente notáveis em sensações ao dirigir, mas isto é de esperar de um sedan popular com preço competitivo.

Continua com a mesma carroceria e bom entre-eixos, o Renault Logan 2022 tem espaço interno condizente com a categoria de sedans compactos. O conforto nos bancos traseiros é ajudado pela carroceria mais larga que seus concorrentes. Há muito espaço para pernas e cabeça.

Quanto aos equipamentos o Renault Logan 2022 está dentro da média do segmento de sedans compactos. Na versão básica, o Logan Life 1.0, traz apenas travas e vidros dianteiros elétricos, chave-canivete, ar-condicionado e direção eletro-hidráulica. O Logan Zen soma entre seus itens de série: computador de bordo, alarme, além de banco do motorista e volante com regulagem de altura, fica devendo a regulagem em profundidade que não é oferecida em nenhuma versão. No hatch, a versão Intense é a topo de linha, mas no sedan é a intermediária e traz o ar-condicionado automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos e piloto automático e as rodas são de liga leve. Já o topo de linha, o Logan Iconic adiciona entre seus equipamentos de série bancos em couro e sensores de chuva e crepuscular.

Na versão de entrada, o Renault Logan 2022 não tem nem rádio. O sistema multimídia com uma tela sensível ao toque, mas que não oferece muitas funções adicionais está presente a partir do Logan Zen e agora vem com espelhamento para celulares. O painel do Logan 2022 tem velocímetro analógico central, conta-giros e uma tela digital com informações do computador de bordo, bastante simplista, mas dentro do padrão do segmento e de carros da mesma faixa de preço.

Na segurança, o Renault Logan 2022 traz os equipamentos dentro do padrão, com quatro airbags, freios ABS e ganchos Isofix em todas as versões. A partir da versão intermediária, o Logan Zen 1.6 com câmbio CVT, tem controle de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas. No Logan Intense há ainda câmera de ré e sensor traseiro de estacionamento. Esta lista não impressiona, mas se você comparar com carros da mesma faixa de preço, o Renault Logan 2022 vem com os mesmos equipamentos de segurança.

Topo