Bem vindo a Volkswagen...

Gol

Foto Volkswagen - Gol
Foto Volkswagen - Gol
Foto Volkswagen - Gol
Foto Volkswagen - Gol

Versões:

1.0

Sobre:

O VW Gol durante muitos anos foi o carro mais vendido no Brasil, mas mesmo tendo recebido uma sutil remodelação em 2017, mantem seu motor e transmissão clássicas que o fazem um dos carros mais confiáveis e econômicos do mercado.

O Volkswagen Gol 2022 está disponível em única versão com motores 1.0 e 1.6.

Esta nova edição do Gol já tem alguns anos no mercado, se apresenta com um visual mais moderno e tecnológico. O Gol G6 não faz mais tanto sucesso quanto quando lançado o Gol G2, o famoso Gol bolinha, que conquistou o mercado brasileiro e fez com que o VW Gol continuasse líder de vendas.

Mas o Gol G6, vem bem mais atualizado que as gerações do Gol G3 e G4 e ainda faz algum sucesso pela excelente mecânica e confiança no modelo que durante muitos anos foi o carro mais vendido no Brasil.

Especificações:

O VW Gol trouxe em 2019 algumas mudanças estéticas na carroceria, entre as quais se destaca a nova dianteira com entradas de ar tipo colmeia. Tanto faróis traseiros como dianteiros estão com o design mais esportivo e afilado, uma tendência no mercado. O atual Gol 2022 segue com estas mudanças e tem rodas de 15 polegadas, uma medida maior que as clássicas 14 usadas até 2017. Na parte traseira se destaca a tampa do porta-malas com vários vincos aerodinâmicos e um spoiler com luz de freio. Em linhas gerais o novo design do Gol 2022 se vê mais moderno que nas versões anteriores, mas mantem seu estilo redondo, clássico e elegante. Se você prefere algo mais transgressor, há varias opções melhores no mesmo segmento, como, por exemplo, o Fiat Argo ou o Novo Chevrolet Onix.

O Gol 1.0 é equipado com o novo motor 1.0 de 3 cilindros que entrega 82 cavalos de potência, enquanto o motor do Gol 1.6 é o MSI de 1.6 litros e 8 válvulas com 101 cavalos de potência, as duas versões são comercializadas com câmbio manual e a 1.6 pode vir com câmbio automático. Ainda que atualmente a potência possa parecer e é só o suficiente, esta carência é suprida com relação do seu câmbio que entrega bom torque desde baixas rotações.

O Volkswagen Gol 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com o motor 1.6 e o Gol 1.0 demora 13,1 segundos para a mesma aceleração. A velocidade máxima do Gol 1.6 é de 185 km/hora, enquanto a do 1.0 é de 167 km/hora. Já no consumo, o Gol 2020 1.6 abastecido com gasolina roda 11 km/litro na cidade, enquanto na estrada percorre 13,3 km/litro e com etanol faz 7,6 e 9,2 km/litro nestas mesmas condições. O Gol 2022 1.0 melhora um pouco estes números, mas não chega a compensar a diferença que tem em seu desempenho com relação ao motor 1.6, com etanol ele roda 8,8 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada e quando abastecido com gasolina roda 12,9 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada.

O chassis e a suspensão do Volkswagen Gol são excelentes: trazendo conforto ao dirigir e bem desempenho nas curvas, mesmo sendo um pouco duro na cidade e sentir um pouco algumas vibrações da carroceria, principalmente quando fechamos o porta-malas com muito força.

No interior do hatch, materiais duros, mas de qualidade, e linhas angulares modernas. Revestidos em tecido, os bancos são confortáveis e o volante pode ser forrado, como opcional. Um Volkswagen clássico, seu interior combina muito bem os tons escuros, proporcionando uma sensação de carros mais caros. A posição de condução é boa, com o assento do motorista ajustável em altura. O volante não possui nenhum tipo de regulação. Os assentos são confortáveis e anatômicos: todos eles têm apoios de cabeça no Gol 1.6. O espaço disponível para os passageiros, tanto da frente quanto de trás, é suficiente, com altura correta, bom comprimento e largura. O VW Gol permite que três adultos sejam transportados no banco traseiro sem muito desconforto,e partir da linha 2022 os três cintos de segurança são de três pontos e há apoio de cabeça para todos os passageiros, conforme previsto em lei. O porta-malas é o ponto mais fraco do Gol, mas isto é típico de qualquer hatch, tem uma capacidade de 285 litros e o material do tecido parece um pouco rústico. Como se isso não bastasse, não pode ser aberto a partir do interior do veículo ou à distância.

Tanto o Gol 2022 1.0 quanto o 1.6 possuem ar condicionado manual, bancos em tecido, vidros traseiros manuais, espelhos manuais, travamento central e bluetooth. O Gol 1.6 oferece como opcional os vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, comandos de voz, volante multifuncional e tela sensível ao toque com multimídia completo.

O VW Gol vem com uma peça que permite que você coloque seu Smartphone sobre ela, também possui uma entrada USB e um espaço para colocar seu cabo e carregar o telefone com estilo. Mas não vai, além disto, multimídia nem pensar, o painel é sóbrio e faz jus à categoria de hatch popular, com uma tela pequena em boa resolução com as informações do computador de bordo e indicadores analógicos com boa iluminação.

As duas versões do Gol 2022 possuem os mesmos equipamentos de segurança, e podem ser detalhadas em apenas uma linha: freios ABS, airbags dianteiros e âncoras isofix e sensores de estacionamento. É o carro com a menor classificação de teste de colisão em seu segmento: apenas três estrelas no Latin NCAP. Em um comparativo, Toyota Etios e Chevrolet Onix, por exemplo, alcançaram 4 estrelas para passageiros adultos.

Topo