O Volkswagen Polo 1.0 tem, obviamente, o desempenho mais tímido, com este motor o hatch vai de 0 a 100 km/hora em 13,3 segundos e atinge velocidade máxima de 170 km/h. Com o motor 1.6, o Polo 1.6 MSI faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem velocidade máxima de 193 km/hora. Por fim, o motor 1.0 turbo que vem para trazer mais desempenho para o Volkswagen Polo acaba tendo um rendimento muito parecido com o antigo 1.6 acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atingindo velocidade máxima de 192 km/hora. Entregando o mesmo desempenho o Polo 1.0 turbo é mais econômico, rodando na estrada 14,1 e 9,8 km/litro, abastecido respectivamente com gasolina e etanol e na cidade roda 11,6 e 8,0 km/litro nesta mesma sequência. Os números são muito próximos do Polo 1.0 aspirado que roda respectivamente na cidade e na estrada, 8,8 e 10,0 km/litro com etanol e 12,9 e 14,3 km/litro quando abastecido com gasolina. Enquanto com o motor 1.6, estes mesmos números se reduzem a 8,2 e 9,5 km/litro com etanol e 12,0 e 13,9 km/l com gasolina, respectivamente na cidade e estrada nos dois casos. O novo Polo GTS 250 TSI tem bom desempenho, alcançando a velocidade máxima de 207 km/hora e acelera de 0 a 100 km/hora em 8,4 segundos. Quando falamos de consumo, a nova versão supera seus concorrentes, mesmo com um bom desempenho, o hatch é bastante econômico. O Polo GTS 250 TSI roda 7,5 e 9,6 km/litro, respectivamente na cidade e na estrada, quando abastecido com etanol e 11,1 e 13,7 km/litro com gasolina, nestas mesmas circunstâncias.